Buscar
  • Letícia Lenz

10 Dicas de como regar as plantas

Atualizado: Jun 7

Todas as plantas sejam flores, árvores e cactos necessitam de água para viver e se desenvolver.

Sendo a água um recurso de grande preocupação mundial, é o nosso dever usá-la adequadamente para que as futuras gerações também desfrutem da vida em nosso planeta.

As plantas e árvores trazem umidade para o local e especialistas dizem que as florestas e o verde são produtores de água. Mas como regar uma planta? Bom existem algumas dicas que podem variar de espécie, clima e local.


Confira as 10 dicas de como regar suas plantas:


1- Cada região tem um clima específico existem regiões mais frescas, úmidas, secas ou quentes. Esse é o primeiro fator que tornará sua rega um sucesso, ou seja, em climas frescos ou frios as plantas não necessitam de muita água. Já em climas secos e quentes consequentemente ela necessitará de mais água.


2- Plantas de folhas finas exigem mais água que folhas grossas, pois as folhas grossas tem mais reserva de água, justamente por isso que suculentas geralmente precisam de água 1 vez por semana.



3- Tamanho ou tipo de vaso, quanto maior o vaso mais terra, por isso a planta terá mais espaço de reserva de água. Mas é claro se a espécie plantada for 2 ou 3 vezes maior que o vaso, necessitará de mais água.

O tipo do vaso também será um fator determinante para rega, vasos em barro impermeabilizados, vietnamitas e de cimento mantém o substrato mais úmido. Vasos de plásticos e principalmente da cor preta farão com que as raízes sequem rápido por ser um material fino e nada poroso.


4- Outro fator super importante é verificar em que local a planta se encontra? Ambiente interno ou externo, sombra ou sol, vento ou ar condicionado? Sim tudo isso influência e poderá garantir a saúde de sua planta.


5- De modo geral o melhor é colocar o dedo ou um palito na terra para ver se essa se encontra úmida ou não. E muitas vezes pode ocorrer que cerca de 2 cm da camada superficial do substrato poderá estar seco mas no fundo úmido.


6- Muitas vezes falo as pessoas que as plantas parecem dizer sobre quando precisam de água, geralmente é só observá-las. Mas é claro que se sua planta estiver assim:


Está pedindo......socorro.....ooooo!!!


7- E o horário? Tem hora para regar? Meio dia?? Sim existe sim um melhor horário de preferência quando a temperatura do dia estiver mais amena, bem de manhã ou final da tarde.


8- A qualidade da água também influenciará no desenvolvimento da sua planta. Em algumas regiões a água que vem da rua é muito clorada ( com muito cloro) e está poderá causar deficiência nutricional na planta. Então o ideal é regar com água filtrada ou deixar a água descansar em alguma bacia para evaporar o cloro. MAS ATENÇÃO a qualidade da água em apartamentos ou em locais que tem um tratamento é geralmente a água é de boa qualidade. A água clorada é bem esbranquiçada.


9- Em dias muito quentes você irrigou a sua planta, mas a umidade do ar está muito seca, borrifar um pouco de água na folhas será muito refrescante para ela.


10- Jamais molhe plantas principalmente as de sol ao meio -dia.. poderá fazer o efeito contrário e não será absorvido toda a água que a planta precisa pois nesse período a planta fecha seus estômatos( células que ficam nas folhas e regulam a entrada e saída da água) justamente para evitar perder água.

Cuide de suas plantas, elas trazem bem-estar e alegria aos ambientes. Boa Sorte!


#plantasornamentais, #plantas, #plants, #green, #jardim, #jardinagem, #plantasemcasa, #cuidadocomasplantas, #cuidadoscomojardim, #plantasquedecoram, #paisagismoejardinagem

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo