Buscar
  • Letícia Lenz

14 Razões para ter plantas em Casa

Atualizado: Jun 7


Elas pedem água, luz e um pouquinho de atenção, em troca, oferecem beleza, perfume, sabor, alívio, foco e uma série de outras boas sensações a ser descoberta no dia a dia. Inspire-se a encher sua casa de verde.


1-Elas são lindas. Plantas bem escolhidas e cuidadas são os mais incríveis itens de decoração, enchendo sua casa de cores, formas e texturas exclusivas, desenhadas pela natureza.


2-São cheirosas. Experimente ter um vasinho de lavanda próximo à janela, distribuindo seu aroma no vento… Camélia, gardênia, jasmim, limão, hortelã e alecrim são outras ideias perfumadas.


3-Purificam o ar. Segundo uma pesquisa da Nasa, elas removem do ambiente toxinas potencialmente canceríginas, como benzeno e formaldeídos, presentes no cigarro e em produtos de limpeza.


4-Diminuem o barulho. Um estudo estadunidense mostrou que algumas plantas – como a glicínia e a madressilva – podem interferir na propagação dos ruídos, reduzindo a poluição sonora.


5-Dá para colher. Você pode cultivar temperos, como manjericão; frutas, como pitanga; ervas para chá, como cidreira… Assim, poupa tempo e dinheiro e ainda tem acesso a produtos fresquinhos.


6-Tratam o corpo. Um pezinho de boldo vira um chá digestivo em minutos. Outras famosas ervas medicinais são a cidreira (relaxante muscular), guaco (expectorante) e capim-santo (combante cólica).


7-Você fica menos doente. De acordo com um estudo norueguês, plantas no ambiente de trabalho reduzem resfriados e dores de cabeça e de garganta em até 30%, pois, elas umidificam o ambiente..


8-São terapêuticas. O ritual de cuidar das plantas – regar, mexer na terra, podar… – pode se transformar em um momento de paz na sua rotina, acalmando o espírito e recarregando as energias.


9-São ótimas para crianças. Com um simples vasinho, você pode passar aos seus pequenos, valiosas lições práticas de responsabilidade, aguando no ritmo certo, e paciência, acompanhando o crescimento.


10-Trazem paz. Uma pesquisa desenvolvida em um hospital nos Estados Unidos mostrou que pacientes que tinham plantas no quarto apresentavam menos dor e ansiedade.


11-São boas para a cuca. Um teste feito nos Estados Unidos mostrou que, após passarem uma hora em contato com a natureza, as pessoas estudadas melhoraram o desempenho da memória em 20%.


12-Você fica mais concentrado. Em um experimento nos Estados Unidos, pessoas em um ambiente com plantas realizam tarefas no computador em um tempo 12% menor do que o grupo sem verde à vista.


13-Quem não tem cão caça com Guaco. Se você não pode ou não quer assumir as responsabilidades de ter um bichinho em casa, opte por um vegetal de estimação: exige menos tempo e dinheiro!


14-Contam uma história. Plantas brotam, crescem, movem-se em direção ao sol, perdem folhas, dão flores, soltam sementes… Acompanhar essa sucessão de eventos pode virar uma diversão.


Bibliografia: Alves, Alessandra.14 Razões para ter plantas em casa. O monstro da culpa. Revista Droga Raia. Editora Mol. Volume #52, Nov/ Dez 2016.


#plantaemcasa; #porqueterplantas; #plantasdesombra; #paisagismo; #plantasemvaso; #plantas; #beneficiodasplantas; #plantasnasala; #plantasornamentais; #plantasquedecoram; #jardim; #jardinagem; #biofilia; #naturez;, #garden; #green; #paisagista; #cuidadoscomojardim; #paisagismo, #paisagista.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo