Buscar
  • Letícia Lenz

4 benefícios do projeto de paisagismo!

Atualizado: Mai 31



O Paisagismo é uma ciência de criação de espaços externos com elementos vegetais e construtivos. Mas qual seriam os benefícios de contratar um paisagista? Com a evolução da humanidade, nós homens optamos viver com grande predominância nas grandes metrópoles e por consequência acabamos que por maior parte do tempo, enclausurados entre quatro paredes.


Esse podemos definir "estilo de vida" fez com que perdêssemos assim a convivência com a natureza. Quem faz paisagismo tem uma grande missão, a missão de integrar homem e a natureza está que sempre esteve junto ao longo dos anos da humanidade.


Dentre os benefícios da escolha de um profissional de paisagismo seja para projetar o jardim da sua casa, uma praça, condomínio ou áreas verdes espalhadas pela cidade podemos destacar 4 importantíssimos e que pouco se falam por aí:


1-A criação de espaço harmônico e personalizado;


Já dizia o ditado cada caso é um caso, e se tratando da criação de espaços externos podemos dizer o mesmo, cada jardim é um jardim. Um dos papéis do Profissional de Paisagismo é captar e entender as necessidades do cliente e de quem irá interagir nesse jardim. Diante dessas informações o Paisagista criará um espaço que une as necessidades do cliente e as técnicas de projeto, apresentando um espaço harmônico e personalizado a cada cliente.


2-Assertividade na escolha de espécies vegetais para o espaço existente ou a ser projetado;


A flora brasileira é rica por natureza, ou seja, se fossemos colocar em um jardim todas as plantas ornamentais brasileiras, faltaria espaço. Agora imagine adicionar as espécies de outros países também? As combinações seriam quase que infinitas. Para o sucesso do jardim bem como aquela sensação de bem-estar é imprescindível que as espécies sejam bem selecionadas, tanto na composição da paisagem como em suas características botânicas.


3-Composição de um espaço que causa impacto, proporciona conforto e bem-estar;

O paisagista é o único artista que trabalha os 5 sentidos do jardim, visão, tato, paladar, audição e olfato. A visão é o principal sentido abordado em um espaço que causa impacto, proporcionando um olhar surpreso através do espaço que está a frente. Um jardim bem projetado traz a sensação de conforto e bem-estar.


4-Projeta o jardim a longo prazo eliminando futuros problemas ou danos a construção, ou ao meio ambiente;


Antigamente não haviam tantas informações que pudessem contribuir na estrutura de um projeto como nos dias atuais. Hoje sabemos que o plantio inadequado de algumas espécies podem trazer danos a construção, como rachaduras em paredes e calçadas, entupimento do encanamento e plantas que avançam a construção. Já os danos ambientais podem ser através de espécies em locais inapropriados e que não contribuem com a fauna local.


A contratação de um profissional vai além dos benefícios acima, pode proporcionar a você menor dor de cabeça em todas as etapas de uma obra, criação, execução e manutenção do seu jardim.

Há anos atrás a contratação de um profissional tinha um alto valor agregado, mas com o passar dos anos ficou muito mais fácil e acessível contratar um profissional.


E muito além do valor, esse profissional pode lhe entregar algo muito maior, um jardim incrível do jeitinho que sonhou.


#donaplanta; #paisagismo; #projetodepaisagismo; #plantas; #jardim; #garden; #plantasornamentais; #decoração; #decoraçãocomplantas; #jardinagem; #arquiteturapaisagistica; #designdeinterior; #projeto;







-

5 visualizações0 comentário