Buscar
  • Letícia Lenz

6 Dicas de cuidados com a Hortelã


Trazida da Europa e norte da Ásia a Hortelã (Mentha sp) é uma erva muito apreciada para cultivo, consumo e indústria. Seu aroma intenso serve como repelente para pulgões e besouros, no ataque nas demais plantas do jardim. Planta perene forma touceira de 30 cm, desenvolve-se muito bem em locais ensolarados, mas suporta leve sombreamento.


Apesar do fácil cultivo, para manter a hortelã sempre bonita e saudável listamos 6 cuidados básicos como:


1-Solo rico em matéria orgânica, como húmus de minhoca, esterco de gado ou galinha. Além disso, uma ótima drenagem é fundamental, incorporando 1/3 de areia fará com que as raízes se desenvolvam melhor e mais rápido tornando o solo arenoso ideal para o cultivo.


2-Exigente de muita água o solo do (hortelã) necessita de umidade, a rega deverá ser de 1 a 2 vezes por dia dependendo da região e estação do ano.


3-Por ser uma planta rasteira e de crescimento rápido é necessário que tenha espaço para desenvolver suas raízes, um canteiro mais profundo, vaso ou bacia de boca larga proporcionará um ótimo ambiente.


4-Não há necessidade de sol o dia todo, mas no mínimo 4 horas a 6 horas por dia.


5- A hortelã se desenvolve melhor com o plantio virado para o Leste.


6 – Já a adubação poderá ser mensal com adubo orgânico ou quando a planta apresentar a falta de nutrientes com folhas amareladas.


#hortelã, #horta, #hortaliças, #plantascomestiveis, #comida, #cuidadoscomplantas, #jardim, #jardinagem, #canteiro, #paisagismo, #paisagista, #plantio, #ervaaromática; #herbs; #plantasornamentais, #ervas; #ervasaromáticas.


3 visualizações0 comentário