Buscar
  • Letícia Lenz

As 13 funções mais importantes das árvores

Atualizado: Jun 7

Diariamente ouvimos notícias da importância de preservação da natureza e os benefícios que ela proporciona ao homem e ao meio em que vivemos. Tudo que consumimos por mais “insignificante” que pareça, produto ou serviço dependerá de algum recurso da natureza para existir.


As árvores são espécies de suma importância para a vida. Para alguns povos são consideradas algo sagrado, na Indonésia, por exemplo, os membros da tribo dos Mandelings jamais aceitaram abandonar uma árvore. Quando um machado se erguia, eles se apresentavam e faziam uma proclamação simbólica dirigida à árvore, por meio da qual se absolviam do que ia ocorrer, culpando, ao mesmo tempo, o governo.


No Brasil os índios acreditam que seres sobrenaturais, como o Curupira e o Caapora perseguem e castigam quem destrói as árvores. Sendo assim considerados organismos extremamente complexos, são as maiores de todas as plantas, as que têm vida mais longa e com funções e benefícios inimagináveis como:


1- Ajudam a manter o equilíbrio ecológico do nosso planeta, transformando dióxido de carbono no vital oxigênio que respiramos.


2 -Fazem com que o mundo seja habitável.


3- Tornam muito mais agradáveis os espaços que nos rodeiam, os jardins das casas, as praças e os parques arborizados das cidades.


4- São abrigo para pássaros e outros animais.


5- Reduzem a poeira. A umidade proveniente da transpiração das árvores com as partículas de impurezas que flutuam no ar, caem no chão eliminando as moléculas de sujeira. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 1/4 em relação as não arborizadas.


6-Auxiliam na organização de espaços, onde dispostas uma ao lado da outra formam uma cortina natural ou uma cerca viva.


7-Diminuem a amplitude térmica, suas folhas e ramos funcionam como um anteparo que tornam mais lenta a dispersão do calor que sobe da terra evitando assim uma queda brusca na temperatura.


8-Ajudam na absorção de ruídos. Da mesma forma como as ondas de calor as sonoras também tem sua energia freada, quando se chocam com a barreira das árvores. Ao bater nas folhas o som é em parte absorvido.


9-Auxiliam na captação das águas pluviais, diminuindo o impacto das chuvas sobre à terra. As árvores servem como freio das chuvas, ou seja, parte das gotas ficam retidas nas folhas e vão tombando devagar, com isso o solo tem tempo para sugar a água.


10-Reduzem e conduzem os ventos formando barreiras que protegem ou modificam a direção. Uma árvore de 10 metros de altura pode proteger a área ao redor, do lado contrário da origem do vento, até uma distância de 100 metros.


11-Protegem contra raios solares. Filtram a luz solar criando sombra e diminuindo a luminosidade excessiva que fere os olhos.


12-Ajudam na umectação do ar. Uma árvore de porte médio transpira equivalente a 60 litros de água por dia.


13-Evitam a erosão do solo. O choque da água das chuvas batendo no chão faz com que partículas de terra se desloquem e sejam carregadas pela enxurrada. Se há árvores no local, elas diminuem o impacto das chuvas sobre à terra, impedindo a remoção.


Veja quantos benefícios uma árvore pode trazer no ambiente em que está inserida. Ao contrário do que muita gente pensa, árvore também precisa receber atenção e cuidados para se manter vigorosa. Que tal contribuir com o meio ambiente? Cuide mais das árvores ao seu redor.


#benefíciosdaárvores, #árvores, #13árvores, #floresta, #plantasornamentais, #arborização, #jardim, #jardinagem, #meioambiente, #sustentabilidade, #sustentável, #ambiental, #arquieturasustentável, #jardinagem, #tree, #plantas, #plantio.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo