Buscar
  • Letícia Lenz

Como fazer um minhocário ?

Atualizado: Jun 7

Casa autossuficiente é uma casa do futuro, onde há um ciclo de reaproveitamento e reuso dos recursos disponíveis para o funcionamento do local. Podemos assim dizer que é uma casa sustentável. E qual o benefício de fazer a compostagem de resíduos de uma residência?


Um dos benefícios é contribuir com o meio ambiente, ou seja, a diminuição do descarte e geração de lixo em aterros sanitários. Outro benefício é a utilização do húmus para manter suas plantas saudáveis seja no jardim ou em vasos. O composto orgânico gerado através da decomposição de resíduos vegetais como cascas de fruta, folhas de árvores e casca de ovo tem um alto poder nutritivo para as plantas além de ser livre de qualquer toxina.

Confira o passo a passo de como montar um minhocário:

fonte imagem: revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/03-como-fazer-um-minhocario-em-casa.html


O que você vai precisar para montar sua composteira:


1-Caixas plásticas com tampa e que, quando empilhadas, encaixem de forma segura. Servem aquelas de organização, encontradas em lojas de artigos para a casa, ou baldes de conserva, ou margarina, que podem ser encontrados em pizzarias e padarias.


2 – Torneira para filtro.


3 – Húmus de minhoca.


4 – Minhocas californianas. Se não encontrar minhocas, para comprar, o húmus é cheio de ovinhos de minhoca. Demora um pouco mais, mas logo elas começam a surgir na sua composteira.


5 – Material orgânico seco. Pode ser aparas de grama, folhas secas que coleta na praça perto da sua casa, serragem que poderá ser adquirida em qualquer marcenaria (é importante que não, contenham qualquer produto químico, como tinta ou verniz).


Como fazer:


1 – Faças furos diversos pequenos furos nas duas caixas destinadas a receber os resíduos. Eles têm que ser pequenos o bastante para que o húmus não escorra todo para as caixas abaixo, mas grandes o suficiente para que as minhocas transitem por lá. De 1 milímetro a 1,5 mm.


2 – Na caixa inferior, destinada à coleta do chorume, faça um furo na lateral de modo que comporte a torneira e a instale. É dali que vai sair seu fertilizante líquido. Para evitar entupimentos, pode colocar uma tela na parte interior.


3 – Faça uma cama com húmus de minhoca na primeira caixa digestora após a destinada ao chorume. Será a primeira a receber alimentos, dando um início no sistema. Caso tenha minhocas, você pode colocar elas ali também.


Com pequenos gestos e algumas atitudes, podemos cuidar da mãe natureza e se beneficiar dela. Cuide do meio ambiente, faça sua parte.

#adubação; #adubo; #húmusdeminhoca; #sustentabilidade; #jardim; #compostagem; #plantas; #minhocario; #meioambiente; #ambiental; #plantasornamentais, #jardinagem; #natureza.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo