Buscar
  • Letícia Lenz

História do Paisagismo - Parte 1

Atualizado: Mai 31


Sendo o paisagismo, arte e ciência, onde há intervenção do homem para criação de um espaço de lazer, convivência ou contemplação. Será que conseguimos imaginar o período em que esse iniciou?


Na busca de tal resposta me propus e fui a finco pesquisar em qual época o homem se posicionou em recriar uma nova paisagem. Sim recriar, pois, indiferente da tese em que se acredita sobre a origem da vida seja evolucionista, abiogênese, biogênese ou criacionista, antes de qualquer habitação humana à terra já era composta por uma paisagem, por isso recriar, mudar, interferir ou alterar um local que já existe.


No período Paleolítico ou naturalista, lá bem no início de tudo não consegui achar nenhum tipo de registro sobre a paisagem, acredito que de toda história da humanidade um dos únicos registros que temos é:


1- Bisontes nas Cavernas.

fonte: https://www.istockphoto.com/br/foto/bis%C3%B5es-vermelhos-da-caverna-de-altamira


Pintura rupestre de um bisonte encontrado em uma das grutas de Altamira, na Espanha.

Após esse período tem o Neolítico também chamado de “idade da pedra polida”, onde o homem começa a produzir armas e instrumentos com pedras. Inicia-se também a agricultura e a domesticação de animais, transformando a história da humanidade.


Surgindo assim, a primeira construção e também criação paisagística, Stonehenge no sul da Inglaterra cerca de 2000 a.C.


2-Stonehenge

fonte: https://www.english-heritage.org.uk/visit/places/stonehenge/things-to-do/


A composição do local é formada por pedras dispostas para o nascer do sol no solstício de verão, acredita-se então que o local era usado para práticas de rituais religiosos.

Outro grande mistério Paisagístico do Neolítico é a:


3-Colina da Grande Serpente em Ohio (E.U.A).


Fonte: https://gnosticwarrior.com/serpent-mound.html


Uma cobra com cerca de 460 metros de comprimento que ondula ao longo da crista de uma colina, perto de um pequeno rio no sul de Ohio. A enorme cabeça, tendo ao centro um monte de pedras que pode ter sido um altar, ocupa o ponto mais alto.

Do Neolítico as transformações da civilização vão para Mesopotâmia onde a paisagem e o paisagismo evoluem com Os Jardins Babilônicos.


4-Os Jardins Babilônicos.


Fonte: https://farbitis.ru/sq/athens/alexandria-lighthouse-the-most-interesting-in-blogs-on-the-dome-of-one-of-the-seven-wonders-of-the-world-rose-a-statue-of-the-god-of-the-seasssss/


A descrição que temos sobre ele é que o mesmo era composto por uma espécie de montanha de pedras onde haviam cerca de muitas árvores, arbustos, flores e trepadeiras.


Fonte: https://farbitis.ru/sq/athens/alexandria-lighthouse-the-most-interesting-in-blogs-on-the-dome-of-one-of-the-seven-wonders-of-the-world-rose-a-statue-of-the-god-of-the-seasssss/


Seguindo a linha do tempo a civilização egípcia foi uma das mais importantes da antiguidade de organização complexa e riquíssima em realizações culturais.


5-Jardim Egípcio


Fonte: http://faraoecompanhia.blogspot.com/2011/07/pintura-no-antigo-egito-parte-22.html


Além da função alimentícia esse jardim também contribuía no controle da umidade evitando a rápida evaporação da água, como sombra e frescor ao local. Plantações ao longo dos canais.



Fonte: https://setokblog.wordpress.com/2018/01/25/ancient-egyptian-agriculture/


O jardim de alimentação era composto por tanques de água repleto de peixes de diferentes formas e cores com flores de lótus a sua volta. A vegetação era composta por Plátanos, Palmas e Romãs com alternância de flores em volta, circundando o tanque.


Fonte: https://celineverissimo.wixsite.com/chac-i/pgina-mesopotmia-e-egitp


O jardim egípcio também era composto por colunas decoradas ao redor do tanque que sustentavam videiras de uvas destinadas à produção de vinho e para o próprio consumo.


Os Jardins Fúnebres foram criados mediante a crença egípcia da vida após a morte, sem muitos indícios e informações acredita-se que esse jardim era simbólico, desempenhando seu papel apenas nos rituais fúnebres.


6 -Jardim Fúnebre do Túmulo de Neferhotep

Fonte: http://www.ancient-egypt.co.uk/people/the-Temple.htm


Os Jardins do Templo eram voltados para as questões religiosas, onde havia culto aos Deuses. A água era um elemento de grande valor.


7-Jardim do templo de Amon.


Fonte: http://blog.exoticflowers.com/blog-0/gardening-in-ancient-egypt


O Jardim de Sennefer é um grande marco na história do Egito, seu desenho foi encontrado na capela funerária de Sennefer este que foi prefeito de Tebhes e superintendente do Rei Amon.é um grande marco na história do Egito, seu desenho foi encontrado na capela funerária de Sennefer este que foi prefeito de Tebhes e superintendente do Rei Amon.


8-O Jardim de Sennefer

Fonte: https://www.gardenvisit.com/blog/re-creation-of-the-worlds-oldest-garden-design-in-egypt


Grande parte dos registros sobre os jardins egípcios foi encontrado nas tumbas de Reis ou Faraós. Outros jardins que fazem parte da história dos jardins egípcios são:


9- O Jardim de Tebes:

Fonte: https://www.gardenvisit.com/history_theory/library_online_ebooks/ml_gothein_history_garden_art_design/small_egyptian_gardens



10-Jardim de Apoui , Thebes.

Fonte:https://www.gardenvisit.com/history_theory/library_online_ebooks/ml_gothein_history_garden_art_design/small_egyptian_gardens


Fonte: https://br.pinterest.com/pin/791859546960374461/


11-Jardim do Alto Sacerdote El-Marna


Fonte:https://www.gardenvisit.com/history_theory/library_online_ebooks/ml_gothein_history_garden_art_design/egyptian_tombs


12-Jardim dos Mortos Rekhmara

Fonte:https://www.gardenvisit.com/history_theory/library_online_ebooks/ml_gothein_history_garden_art_design/egyptian_tombs


13-Jardim Casa de Thebes


Fonte:https://www.gardenvisit.com/history_theory/library_online_ebooks/ml_gothein_history_garden_art_design/small_egyptian_gardens


14- Jardim de Ipuy


Fonte: https://imalqata.wordpress.com/2016/01/25/an-ancient-egyptian-aphrodisiac/


Além das composições dos jardins, nota-se que ao longo da história houve vários registros de identificação botânica referente as espécies de plantas que eram encontradas naquela época.


15-Tamareira e Palmeiras


Fonte: http://www.touregypt.net/featurestories/gardens.htm


16-Videiras


Fonte: https://blog.reparatel.com.br/historia-do-vinho/


17-Papiro


Fonte: https://egyptmanchester.files.wordpress.com/2013/06/treessenedjem.jpg


18-Afresco Palácio de Hagia Triada em Creta, Gato atrás do arbusto para pegar faisão


Fonte: https://www.harvardartmuseums.org/art/291767


De acordo com os registros as plantas no mais usadas no Antigo Egito eram:


Flores como a Papoila de milho (Papaver rhoeas), Centáurea (Centáurea depressa), Madonna lírio (Lillium candidum), Malva (Althaea ficifolia), Mandrágora (Mandrágora officinalum), Papiro (Cyperus papyrus) Nenúfar (Nymphaea caerulea);

Alimentícias: Maçã (Malus sp), Argun Palm (Medemia argun), Alfarroba (Ceratonia siliqua), Mamona (Ricinis communis), Espinho de Cristo (Ziziphus spina Christi), Figo comum (Ficus carica), Date Palm (Phoenix dactylifera) Doum Palm (Hyphaene thebaica), Ameixa egípicia (Balanites aegyptiaca), Árvore de rábano (Moringa peregrina), Zimbro(Juniperus oxycedrus), Oliva(Olea europea), Pistache (Pistacia vera), Romã (Punica granatum), Stone Pine (Pinus pinea), Sycomore Fig (Fícus sycomorus), Videira (Vitis vinífera);

Árvores: Acácia (Acacia nilótica);

Ervas: Cerefólio (Anthriscus cereifolium), Coentro(Coriandrum sativum), Pepermint (Mentha piperita), Tomilho (Thymbra spicata);

Incenso: Incenso (Boswellia sp), Mirra (Commiphora sp);

Perfume: Henna (Lawsonia inermis), Murta (Myrtus communis), Fava (Vicia Faba), Ervilha (Cicer arietinum), Pepino (Cucumis melo), Alho (Allium sativum), Lentilha (Lens culinarus), Alface (Lactuca ativa), Cebola (Allium cepa), Melancia (Citrullus lanatus).

Madeira: Salgueiro (Salix subserrata).


Bibliografia:

Fonte: https://www.dn.pt/mundo/jardim-funerario-com-4000-anos-descoberto-no-egito-7203381.html

Fonte: http://www.ancient-egypt.co.uk/people/the-Temple.htm

Fonte: https://celineverissimo.wixsite.com/chac-i/pgina-mesopotmia-e-egitp

Fonte:https://www.gardenvisit.com/history_theory/garden_landscape_design_articles/west_asia/egyptian_gardens


#jardim; #jardinagem, #garden, #história, #históriadopaisagismo, #paisagismo, #plantasornamentais; #paisagista, #jardins, #tiposdejardins


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo