Buscar
  • Letícia Lenz

Os 10 benefícios do jardim

Ao longo da história da evolução dos jardins, um dos motivos de ter um jardim era promover o status perante a sociedade como o famoso Jardim de Versalhes criado por André Le Notrê a pedido do rei Luis XIV.

Os jardins do século XVII eram a mais pura expressão de poder e beleza da França. Era uma forma de impressionar os visitantes do Palácio com suas fontes, estátuas e formas geométricas. Atualmente o jardim vai muito além, pode ser definido como um espaço de lazer, convívio, descanso, decoração e contemplação.


Fonte: https://www.melaniejadedesign.com/10-ways-to-transform-your-garden/


Com o aumento das construções e a correria do dia-a-dia o homem do século XXI tem buscado uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Não sendo atoa que parques, praia e campo ficam lotadas aos finais de semana, uma busca do homem de estar em contato com a natureza e recarregar as energias do corpo e mente.

Diversos estudos comprovam que estar em meio natureza proporciona benefícios e saúde ao homem. Podemos dizer assim que ter um jardim é a busca por estar em meio a natureza. Então qual os benefícios que o jardim pode trazer aos seres humanos?


1-Contato com a natureza.


2-Sensação de bem-estar.


3- Ajudam a manter a temperatura, ou seja, proporcionam um micro clima na região, diminuindo as ondas de calor em ambientes ou regiões mais quentes minimizando a sensação térmica do local.


4-Conforto espacial, um lugar que se sinta bem, refúgio do dia-a-dia.


5-Qualidade ambiental, já é provado cientificamente que estar em meio a natureza traz benefícios para o corpo e a mente.


6-Elimina a poluição sonora


7-Área de Lazer.


8-Ambiente harmonioso e prazeroso para o convívio das pessoas.


9-Diminue a poluição atmosférica neutralizando os índices de carbono resultantes das emissões de combustível. Melhoram a qualidade do ar em ambientes internos.


10-Contribuem para a biodiversidade criando ‘habitats’ para aves e insetos.


Além de dar melhor aparência a casa, o jardim oferece maior conforto e uma boa alternativa de extensão dos espaços habitáveis da casa.


#casa, #arquitetura, #architecture, #projetodepaisagismo, #paisagista, #plantasornamentais,

#plantas, #jardim, #jardinagem, #decor, #decoração, #decoration, #design, #arquitetopaisagista, #belezasnaturais, #garden, #jardim, #cuidadoscomojardim, #flores, #flor, #paisagismo


2 visualizações0 comentário